HOME      PROJETOS      PROGRAMAÇÃO      MÓDULOS     
  1. INTRODUÇÃO
  2. RECURSOS
  3. ARQUITETURA
  4. ENDEREÇAMENTO
  5. INTERRUPÇÕES
  6. NÍVEIS DE INTERRUPÇÕES NA FAMÍLIA 18F
  7. RESETS DO MICROCONTROLADOR
  8. MODO SLEEP
  9. WATCHDOG TIMER
  10. O STACK
  11. A LINGUAGEM ASSEMBLER
  12. MPLAB - Criando Projetos
  13. LIBRARIES - Usando Bibliotecas de Funções

RECURSOS


Os seguintes recursos são requiridos:

     


Conhecimentos de eletrônica

Para iniciar o aprendizado sobre os microcontroladores PIC será necessário possuir um embasamento teórico, pelo menos suficiente, para compreender as operações booleanas (OR, NOR, AND, NAND e XOR) e o funcionamento de certos circuitos digitais como shift-registers, flip-flops, contadores e divisores. Além disso seria bom ter algum conhecimento de programação numa linguagem qualquer, digamos "C", mas isso não será necessário pois o objetivo desse site é justamente iniciá-lo em programação na linguagem Assembler.

Início...



Computador pessoal com Windows ou Linux

Como o programa da MPLAB foi desenvolvido para plataforma Windows, é desejavel um computador pessoal com uma versão de Windows confiável, isto é, nada abaixo do Windows/2000 sendo o Windows/XP e superiores os mais recomendados.

Para os usuários do Linux, o Microchip pode rodar sob o Wine, sendo que existe uma nova versão, chamada Microchip que pode ser instalada diretamente no Linux.

Para usuários avançados do Linux também é possivel instalar o Wine sob o Virtual Box.

Os links fornecidos nesta página para o Wine, Microchip ou o Virtual Box podem mudar com o tempo. Se um ou mais links não estiverem remetendo à URL correta, por favor, faça uma pesquisa para acessar o site desejado.

Início...



Programa MPLAB

O programa MPLAB pode ser obtido no site da Microchip. Esse programa é fornecido gratuitamente e deve ser baixado e instalado seguindo as instruções que aparecem na tela durante a instalação.

O MPLAB é uma interface de desenvolvimento completa que possui editor, compilador, debugador, simulador e muitas outras funcionalidades, todas integradas num único programa. Além disso, se você possuir um programador que possa ser reconhecido pelo MPLAB, ele poderá fazer a gravação do programa no microcontrolador PIC através da porta serial. Caso seu programador não seja reconhecido pelo MPLAB, você deverá usar outros que estão sugeridos mais abaixo.


Início...



Programador de PIC

Uma vez desenvolvido um programa através do MPLAB, é necessário gravá-lo no microcontrolador usando um programador de porta serial ou USB. Esses programadores podem ser encontrados facilmente no mercado especializado e, por isso, não vou recomendar nenhum.

Você pode montar programadores de baixo custo com os projetos oferecidos neste site, tão confiáveis quanto os programadores comerciais. Veja os links Programador ICSP ou Programador ICSP com fonte que usam a porta serial do PC ou então o Programador USB para portas USB.

O uso da programação ICSP torna desnecessária a retirada o microcontrolador do circuito para programá-lo, evitando-se assim a probabilidade de causar defeitos nos pinos do mesmo.

O Programador ICSP é um circuito para programação de porta serial (In Circuit Serial Programming) de baixo custo, construido com poucos componentes e não necessita de alimentação externa, o que o torna um projeto de fácil execução. Ele se comunica com o microcontrolador diretamente pela porta serial do PC, através de um programa desenvolvido especialmente para essa finalidade. Este programador ICSP deve ser usado com o programa ICProg que pode ser baixado gratuitamente. Após compilar o seu programa no MPLAB, inicie o programa ICProg, carregue o arquivo .HEX gerado pelo compilador e grave-o no microcontrolador.

Início...



Protoboard

Para montar os circuitos experimentais e testar os projetos, nada melhor do que um protoboard de 1000 pontos ou mais porque eletrônica digital às vezes requer dezenas de ligações e se torna impossível de realizar com protoboards menores.

Início...



  1. INTRODUÇÃO
  2. RECURSOS
  3. ARQUITETURA
  4. ENDEREÇAMENTO
  5. INTERRUPÇÕES
  6. NÍVEIS DE INTERRUPÇÕES NA FAMÍLIA 18F
  7. RESETS DO MICROCONTROLADOR
  8. MODO SLEEP
  9. WATCHDOG TIMER
  10. O STACK
  11. A LINGUAGEM ASSEMBLER
  12. MPLAB - Criando Projetos
  13. LIBRARIES - Usando Bibliotecas de Funções

H P S P I N

Desde 04 de Março de 2010

Atualização: 30 de Novembro de 2020