HOME PROJETOS PROGRAMAÇÃO |
O circuito desenvolvido neste projeto permite fazer a comunicação entre a porta serial do PC e a USART do PIC usando algumas macros instruções em linguagem assembler desenvolvidas para essa finalidade.
O circuito proposto usa um integrado MAX232 para fazer a conversão dos sinais que vêm da porta RS232 do PC para o PIC e deste para o PC.
No conector JP1 de 6 pinos, abaixo à esquerda no esquema, temos os sinais Rx (pino 2) e Tx (pino 3) que devem ser ligados aos pinos correspondentes da USART do PIC, isto é, quando estiver usando um PIC16F682A, por exemplo , Rx corresponde ao pino 7 (RB1/RX) e Tx ao pino 8 (RB2/TX).
Os sinais rts ( pino 6 - request to send)) e cts (pino 5 - clear to send) também estão previstos no circuito mas são opcionais e seu uso depende da aplicação.
O pino 1 é o ground e o pino 4 é a alimentação do circuito (5Volts).
Todos os capacitores do circuito são eletrolíticos portanto, a polaridade deve ser cuidadosamente observada conforme mostra o esquema abaixo.
Atenção redobrada deve ser dada ao conector DB9 na hora da soldagem dos cabos pois, na maioria das vezes, as confusões são feitas nesse conector.
A foto abaixo mostra a placa montada num circuito impresso:
Para verificar o funcionamento da comunicação entre o PIC e o PC, faça o download do projeto MPLAB.
O projeto foi desenvolvido em torno de um microcontrolador PIC18F4520, usando apenas as portas Rx e Tx da USART, por isso não há a necessidade de mostrar isso num esquema elétrico.
As conexões que partem dos pinos RX e TX do microcontrolador, devem ser levadas, respectivamente, aos pinos 2 (Rx) e 3 (Tx) do circuito do MAX232 mostrado acima.
Após montar o circuito e gravar o programa no PIC, configure uma sessão de Hyperteminal no Windows com as seguintes características:
Porta ....................... qualquer uma (COM1 ou COM2) Baud Rate ................... 9600BPS Numero de bits .............. 8 bits Controle de software......... nenhum Paridade .................... 1 bit Controle de hardware......... nenhum
Conecte o microcontrolador no PC através do circuito montado acima, inicie uma sessão de HyperTerminal do Windows e, assim que aparecer a mensagem "TECLE ENTER", acione a tecla enter várias vezes e verifique se o programa está respondendo conforme mostra a figura abaixo.
No Linux, pode-se testar a comunicação usando-se o programa picocom.
Entre numa console de Linux como root e digite o comando:
picocom -b 9600 -d 8 -f n -p 1 /dev/ttyS1
Onde a porta serial /dev/ttyS1 deve ser substituida pela porta serial disponível em sua máquina.
Para descobrir quais são as portas seriais disponíveis no Linux, entre numa console e digite o comando:
ls /dev/ttyS*
Quando o programa iniciar, tecle ENTER na linha de comando e a tela abaixo será exibida.
Tanto no Linux quanto no Windows, o programa só vai mostrar algumas mensagens ao pressionar a tecla ENTER.
Todos os arquivos necessários para montar este projeto podem ser baixados aqui.
Talvez seja necessário clicar no link com o botão direito do mouse e em seguida
selecionar a opção "Salvar link como...".
Índice dos circuitos |
H P S P I N Desde 04 de Março de 2010 Atualização: 14 de Nov de 2024 |