HOME PROJETOS PROGRAMAÇÃO MÓDULOS EMAIL

Programador JDM2 com Soquete ZIF


O JDM2 é um programador barato, de fácil construção que permite a gravação de MCU de 8, 14 e 18 pinos.
O único inconveniente é que ele não é compatível com o MPLab da Microchip e, para operá-lo, deve-se usar o programa WinPic que deve ser baixado e instalado no PC.




Esquemas Elétricos

Na figura 1 temos o esquema elétrico do programador JDM2 onde foi usado um conector ZIF para facilitar a inserção dos chips a serem programados. Isso é opcional e pode-se usar conectores comuns para baratear o custo porém, o conector ZIF faz com que os chips tenham vida mais longa porque não danificam os pinos nas operações de inserção e remoção na hora da gravação.

Figura -1

Um cuidado especial deve ser tomado na soldagem dos fios no conector DB9 pois esse pode se tornar fonte de muita confusão se um dos fios for trocado.

A figura 2 mostra o traçado do circuito impresso do lado cobreado da placa onde o circuito será montado e na figura 3 temos os componentes posicionados no lado de cima da placa.




Aspecto da Montagem

A foto abaixo mostra um JDM2 construido inteiramente de sucata. Todos os componentes foram obtidos de outros circuitos desmanchados e aproveitados na montagem. Somente a placa de circuito impresso foi fabricada especialmente para o projeto. Não esta caprichado mas o custo foi zero e funciona perfeitamente.






Índice dos circuitos


H P S P I N

Desde 04 de Março de 2010

Atualização: 8 de Setembro de 2020