# ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- # PIC - Projeto JDM2 Spinelli - 01/08/2010 # # Revisoes # 14/10/2015 - Revisao de texto e adicao das figuras 2 e 3 # # ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- session_start(); if( !isset($_SESSION["logedin"]) ) { include "../../session_parm.inc"; } include "../../visitas/visitas.inc"; include "../../".$_SESSION["cabfile"]; ?>
O JDM2 é um programador barato, de fácil construção que permite a gravação de MCU de 8, 14 e 18 pinos.
O único inconveniente é que ele não é compatível com o
MPLab da Microchip e, para operá-lo, deve-se usar o programa
WinPic
que deve ser baixado e instalado no PC.
Na figura 1 temos o esquema elétrico do programador JDM2 onde foi usado um conector ZIF para facilitar a inserção dos chips a serem programados. Isso é opcional e pode-se usar conectores comuns para baratear o custo porém, o conector ZIF faz com que os chips tenham vida mais longa porque não danificam os pinos nas operações de inserção e remoção na hora da gravação.
Figura -1 |
Um cuidado especial deve ser tomado na soldagem dos fios no conector DB9 pois esse pode se tornar fonte de muita confusão se um dos fios for trocado.
A figura 2 mostra o traçado do circuito impresso do lado cobreado da placa onde o circuito será montado e na figura 3 temos os componentes posicionados no lado de cima da placa.
A foto abaixo mostra um JDM2 construido inteiramente de sucata. Todos os componentes foram obtidos de outros circuitos desmanchados e aproveitados na montagem. Somente a placa de circuito impresso foi fabricada especialmente para o projeto. Não esta caprichado mas o custo foi zero e funciona perfeitamente.