...Eletrônica Digital e Programação...


CONECTORES MODU

APRESENTAÇÃO

Os conectores MODU são simples, muito baratos e ajudam a manter a fiação e as conexões dos circuitos em ordem, sobretudo quando se trabalha com desenvolvimento de circuitos em protoboards onde é necessário retirar e recolocar a fiação.

Um conector MODU é composto por um alojamento onde é inserido um terminal que, por sua vez, tem um fio crimpado nele. O conector MODU se conecta aos conectores tipo "barra de pinos" que são soldados na placa onde se encontra o MCU. A figura ao lado mostra as diversas partes usadas na montagem de um conector MODU.

POSICIONAMENTO DO FIO NO TERMINAL

A foto ao lado mostra um detalhe de como o fio é colocado no terminal antes de ser crimpado. O fio deve ter uma ponta de 0,5cm desencapado e posicionado no terminal de modo que a parte desencapada fique nas abas do lado interno e a parte encapada fique nas abas do lado externo do terminal.

CRIMPAGEM DA CAPA DO FIO

Uma vez na posição, deve-se crimpar a capa do fio amassando as abas com o alicate de bico, com muito cuidado, uma de cada vez.

CRIMPAGEM DO FIO

A operação de amassar as abas deve ser repetida desta vez para a parte desencapada do fio.

INSERSÃO DO TERMINAL NO ALOJAMENTO - 1

Posicionar o terminal e o alojamento conforme mostra a figura ao lado.

INSERSÃO DO TERMINAL NO ALOJAMENTO - 2

Começar a inserir o terminal no alojamento até escutar um clic que indica o travamento do terminal na lingueta do alojamento.

TRABALHO CONCLUIDO

A foto ao lado mostra o terminal inserido no alojamento, pronto para usar.

HPSpin

Desde 04 de Março de 2010

Ultima versão: Março de 2019