HOME      PROJETOS      PROGRAMAÇÃO      MÓDULOS     
Voltar ao índice

SET_CURSOR line,col,mode

A macro "SET_CURSOR line,col,mode" posiciona o cursor de um LCD na linha e coluna especificadas.

Esta macro chama a função "SR_SETCURSOR" da subrotina lcdsr44780.

Antes de usar a macro "SET_CURSOR" é necessário haver emitido previamente a macro "LCD_LINES" para definir o número de linhas e colunas do LCD em uso.

Os parâmetros "line" e "col" se referem ao número da linha e da coluna, respectivamente, nos quais o cursor do LCD será posicionado. O número da linha e da coluna deve ser compatível com o declarado pela macro "LCD_LINES".

O parâmetro "mode" deve ser "i" se os números da linha e da coluna estiverem escritos diretamente na macro. O parâmetro "mode" deve ser "r" se os números da linha e da coluna residirem em registradores.




EXEMPLO 1

Posicionar o cursor, de um LCD de 2 linhas por 16 colunas, na coluna 5 da linha 1, escrevendo os valores da linha e da coluna diretamente na macro.

. . LCD_LINES 0216 . . . SET_CURSOR .1, .5, "i" . . .



EXEMPLO 2

Posicionar o cursor, de um LCD de 4 linhas por 20 colunas, na coluna 10 da linha 3, onde os valores da linha e da coluna residem em registradores.

Rcol RES 1 ; coluna Rline RES 1 ; linha . . LCD_LINES 0420 . . movlw .10 movwf Rcol movlw .3 movwf Rline . . . SET_CURSOR Rline, Rcol, "r" . . .

Voltar ao índice









H P S P I N

Desde 04 de Março de 2010

Atualização: 30 de Novembro de 2020